Depois do anúncio da declaração, é tempo da tão aguardada chegada ao mercado: Casa Ferreirinha Reserva Especial 2014 estará disponível no final de junho, marcando mais um capítulo de uma história com mais de 70 anos.
Falar do Reserva Especial da Casa Ferreirinha é falar de um vinho com carisma e maturidade. Um vinho anunciado somente em anos extraordinários, raro e singular, que permite saborear o que de melhor se faz no Douro como mais ninguém faz. Criado em 1960 por Fernando Nicolau de Almeida, Reserva Especial conta apenas 18 edições, apresentando cada uma delas um perfil distinto, mas revelador de uma mesma identidade e origem: o Douro Superior.
Reserva Especial 2014 é o mais recente exemplar deste grande tinto do Douro, uma nova colheita nascida sob a inteira supervisão e responsabilidade de Luís Sottomayor. Para o responsável de enologia da Sogrape no Douro, “É um vinho que marca pela sua elegância, fruto de um ano temperado e com boa maturação, e também pelo excelente volume, acidez viva, taninos firmes e final extremamente longo e complexo”. Vinificado na Quinta da Leda, em Almendra, no lote predominam uvas selecionadas da propriedade, que conta atualmente com cerca de 170 hectares de vinha. De aroma intenso, onde sobressaem as notas a especiarias, trufas e sous-bois, bem como frutos pretos, o caráter pedregoso e algum cacau, Reserva Especial 2014 “é para ficar na memória”, conclui Sottomayor.
Para Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape, “É sempre um momento de muita emoção o lançamento de um vinho icónico como este, que expressa a combinação perfeita entre tempo e lugar, numa nova obra de arte que eleva o prestígio do melhor que sabemos criar.”
Pioneira na criação de vinhos tranquilos do Douro, a Casa Ferreirinha é merecedora de uma homenagem a cada nova colheita de um Barca-Velha ou Reserva Especial. Vinhos que honram esta histórica casa que lhes dá nome, e que sempre se manteve em mãos familiares, e um percurso encimado por apenas três lideranças de enologia até aos dias de hoje. Tradição e inovação, o conhecimento e a experiência em enologia no momento de produzir vinhos de qualidade que expressam o potencial da região e a diversidade de terroirs, são os pilares que sustentam esta longa história de sucesso e que ganha agora um novo capítulo.
Com uma produção de 16.415 garrafas, Casa Ferreirinha Reserva Especial 2014 chegará ao mercado no final junho com um PVP recomendado (indicativo e não vinculativo) de 280€, estando disponível em garrafeiras, lojas da especialidade de referência, restaurantes e hotéis de topo por todo o mundo, bem como nas Caves Ferreira e clubes de vinho selecionados.
Nota para o editor: as 17 colheitas de Casa Ferreirinha Reserva Especial que antecederam a agora anunciada, de 2014, respeitaram aos anos de 1960, 1962, 1974, 1977, 1980, 1984, 1986, 1989, 1990, 1992, 1994, 1996, 1997 2001, 2003, 2007 e 2009.